Notícias
laço_junho_laranja_cm_comandos

Junho Laranja

O mês de junho é o mês da campanha de cor Laranja, dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de duas doenças do sangue, a anemia e a leucemia.

A Anemia, apesar de muito frequente, ainda continua sendo um tema que traz muitas dúvidas à população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, podendo ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Principais sintomas da anemia: Cansaço, falta de apetite, palidez de pele e mucosas, indisposição, dificuldade no aprendizado e a apatia.

A Leucemia é o câncer mais frequente em crianças e um dos mais comuns no mundo. Ela ocorre quando uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa, podendo ser classificada em relação à velocidade de evolução (aguda ou crônica) e pelo tipo celular predominantemente afetado (linfoide ou mieloide).

Os principais sintomas são: palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, infecções persistentes ou recorrentes, hematomas, petéquias, sangramentos inexplicáveis, aumento do baço e do fígado.

O diagnóstico é feito através de exames como: hemograma, tomografia computadorizada ou mielograma e até uma biópsia da medula, se houver necessidade. Já o tratamento depende do tipo e do estágio da doença, entretanto as terapias envolvem quimioterapia, radioterapia, transplante de células-tronco, medula óssea ou inibidores, ou terapia alvo.

A conscientização é diária!

Para mais informações acesse o site: www.gov.br/inca/pt-br

A CM Comandos apoia essa causa!