O que é o TEA?
O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, na interação social e do comportamento, como: ações repetitivas, hiperfoco para objetos específicos e restrição de interesses. Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.
Como o TEA é diagnosticado?
A suspeita inicial do Transtorno do Espectro Autista é feita normalmente ainda na infância, envolvendo uma avaliação abrangente realizada por profissionais de saúde especializados em transtornos do desenvolvimento, como psicólogos, psiquiatras, neurologistas ou pediatra. O processo diagnóstico geralmente envolve várias etapas. Por ser essencialmente clínico, a identificação de traços do espectro autista é realizada a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de métodos de monitoramento do desenvolvimento infantil, durante as consultas de avaliação do crescimento da criança.
A antecipação da suspeita diagnóstica e a intervenção adequada podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas com autismo, permitindo prontamente a estimulação precoce e o encaminhamento para o fechamento de diagnóstico na atenção especializada.
Fonte: www.gov.br/saude
A mudança começa pela inclusão.
A CM Comandos apoia essa causa!