As altas temperaturas que vem impactando o Brasil nos últimos dias, além de cuidados diretos com a saúde, o calor também está ligado diretamente nos efeitos de consumo de energia elétrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um registro inédito neste mês, pela primeira vez na história do Sistema Interligado Nacional, o consumo superou o recorde da carga, com o patamar de 100.000 MW. A carga média de volume é de aproximadamente 80.454 MW, ou seja, um aumento de quase de 20%. E é justamente neste contexto de calor extremo que podem ocorrer rodízios de cortes para diminuir a carga. Estes rodízios não são novidade, eles já acontecem em vários países do mundo durante às altas temperaturas e são chamados de Rolling Blackouts, também conhecidos como corte de carga rotacional, onde ocorre o desligamento de forma intencional em que o fornecimento da energia é interrompido por períodos não sobrepostos em diferentes lugares de distribuição.
Isso acontece porque, o uso de aparelhos de refrigeração aumenta, logo este consumo maior coloca mais tensão na rede elétrica. Entretanto, os Blackouts programados pela concessionária na sua maioria não é comunicado aos consumidores. Outra situação que podem ocorrer devido ao excesso de aparelhos ligados ao mesmo tempo, são Distúrbios Elétricos no local de consumo, causando prejuízos financeiros, queimas de equipamentos eletrônicos, falhas de operação em linhas de produção e até mesmo danos irreparáveis a vidas.
Estes apagões são os principais causadores de queimas, diminuição da vida útil de equipamentos eletrônicos, perdas e avarias. Sua empresa está tranquila em relação à proteção de energia contra Blackouts e Apagões?
Consulte-nos e saiba como a CM Comandos garante o perfeito funcionamento da sua empresa!